SPG

O que é ?

É um sistema de posicionamento global, criado para o facilitamento da navegação pessoal e como auxílio na cartografia e é um meio de obter informação espacial da própria posição, velocidade, hora precisa, etc.

Como funciona ?

Funcionamento (básico)

Consiste em uma rede de satélites girando em órbita da terra. Eles estão a uma distância de 20.000 km da terra, em seis diferentes planos de órbita, dando duas voltas em torno da terra a cada 24 horas. Os satélites de GPS são chamados de NAVSTAR. Com sinal de três satélites, teremos uma posição em 2D (duas dimensões, latitude e longitude), com sinal de quatro ou mais satélites teremos uma posição em 3D (latitude, longitude e altitude (usado para navegação aérea).

Funcionamento (avançado)

Os fundamentos baseiam-se na determinação da distância entre um ponto (o receptor) a outros de referência (os satélites). Sabendo a distância que nos separa de três pontos podemos determinar a nossa posição relativa a esses mesmos três pontos através da intersecção de três circunferências cujos raios são as distâncias medidas entre o receptor e os satélites. São necessários no mínimo quatro satélites para determinar a nossa posição corretamente.Cada satélite transmite um sinal que é recebido pelo receptor, este por sua vez mede o tempo que os sinais demoram a chegar até ele. A distância é determinada da seguinte forma: O código C/A é gerado por um algoritmo pseudo-aleatório com um período de 0,001 segundos e usa o tempo dado pelos relógios atómicos de alta precisão que estão no satélite, o receptor que também contem um relógio, é usado para gerar uma réplica do código C/A. O código recebido é depois correlacionado com versões ligeiramente adiantadas ou atrasadas da replica local e deste modo consegue medir o tempo que o sinal levou a chegar ao receptor. O outro método de determinar a distância é medindo o número de ciclos decorridos desde o instante em que a portadora foi emitida e o instante em que foi recebida e se medir a diferença de fase.

Qual a utilidade e o emprego do sistema ?

Utilidade

Navegação pessoal

Os receptores armazenam os chamados Tracklogs durante as jornadas de seus usuários e permitem que estes caminhos sejam descarregados sobre um mapa digital em um software especializado para que se façam mapas. Outros equipamentos, bem mais desenvolvidos, permitem que o usuário insira em sua memória uma base cartográfica de uma determinada região, mas infelizmente aqui no Brasil falta base para isso, cabe desenvolvermos tais bases para municípios, povoados, etc. Podemos saber além da nossa posição, expressa por coordenadas geográficas, a velocidade, tempo estimado de chegada em um destino, além de contarmos com uma bússula digital que mostra através de uma seta em qual direção devemos seguir para alcançar determinado local.

Emprego

Todos aqueles que de alguma forma precisam saber a sua localização espacial para executar as suas atividades profissionais ou esportivas usam o GPS. Exemplos de profissionais que necessitam de equipamentos GPS: Agricultores, Agrimensores, Aviadores, Biólogos, Engenheiros, Fiscais, Geógrafos, Geólogos, Pesquisadores de um modo geral, Militares, Topógrafos, Técnicos de telecomunicações e Vendedores viajantes.

Voltar