Hitler

Principal personagem da guerra Hitler arrastou a Alemanha, humilhada pela derrota da primeira guerra, para um conflito que visava sobre tudo à a busca de novos territórios, que ele chamava de "espaço vital necessário ao império dos mil anos e à purificação da raça Ariana". Foi em nome dela que assassinou milhões de pessoas, principalmente judeus. Hitler nasceu na cidade austríaca de Braunau-am Inn em 20 de abril de 1889. Com o início da primeira guerra, em 1914, se apresentou voluntariamente para servir o exército alemão. No período entre guerras, Hitler iniciou sua vida política em Munique. Em 30 de janeiro de 1933, já chefe do partido nazista, foi nomeado chefe de governo. Quando as tropas do exército vermelho já estavam em Berlim, a poucos dias de desfechar o golpe definitivo contra a Alemanha nazista, Hitler casou-se com sua amante de muitos anos Eva Braun. Em abril de 1995, a revista alemã "Der Spiengel" revelou que os corpos de Hitler e Eva Braun não foram cremados após a sua covarde atitude de suicídio. Segundo a revista, os restos do casal teriam sido enterrados em um campo militar soviético. em 1970, de acordo com a revista, o então chefe da KGB, Yuri Andropov, propôs que se transferisse os restos mortais para o outro local, o que teria acontecido em 3 de abril de 1970.

Benito Mussolini

Estadista italiano. Professor primário, militante socialista, exilou-se durante algum tempo na Suíça (1902-1904), onde freqüentou os meios socialistas e completou sua cultura como autodidata, acumulando principalmente leituras de inspiração anarquista. De retorno à Itália tornou-se redator-chefe de Avanti! o jornal do partido socialista(Milão 1912). Operou uma reviravolta brusca a partir de 1914, e depois de ter sido excluído do Partido Socialista, fundou 2 popolo d'italia, no qual preconizava a intervenção ao lado dos Aliados. Partiu para a frente da batalha (1915-1917), depois retomou seu jornal, no qual defendeu posições nacionalistas e anexionistas. Em março de 1919, fundou as ligas italianas de combate, futuro partido Fascista. Mussolini utilizou habilmente as vias legais e a ação terrorista para apossar-se do poder graças à grave crise econômica, social e política que abalou a Itália, caucionou as ações de represálias dirigidas pelos "Camisas negras" contra os militantes de esquerda e contra os grevistas, e aparecia como defensor da ordem, frente à anarquia. A imponente demonstração da "marcha sobre Roma" aonde seus partidários foram armados, convenceu o rei Víctor Emanuel Terceiro a confiar-lhe o governo. Nomeado primeiro ministro em outubro de 1922, com plenos poderes atribuídos pela Câmara desde novembro, afastou progressivamente toda oposição parlamentar e exerceu uma verdadeira ditadura a partir de 1925. Uma ambição desmedida arrastou-o a uma política de prestígio e de conquistas e a uma aliança com a Alemanha, que revelou desastrosa para a Itália. Diante das sanções impostas contra ele, Mussolini aproximou-se de Hitler, com quem formou o Eixo Roma-Berlim e concluiu o pacto de aço, e depois interveio na França e na Grécia. Desde então apareceu como auxiliar de Hitler na guerra. Este privou a Itália de suas colônias africanas e infligiu uma sucessão de derrotas. Rejeitado pelos chefes fascistas, que exigiram sua demissão, Mussolini foi preso por ordem do rei(julho de 1943). Libertado pelos alemães, tentou organizar sob sua proteção "uma República Social italiana" em Salo, no norte da Itália, e ordenou a execução de seus adversários, entre os quais seu genro Ciano. Este simulacro de governo não sobreviveu à derrota alemã , e Mussolini foi executado por resistentes italianos em 28 de abril de 1945.

A ascensão de Hitler

Nascido em Braunau, na Áustria, Hitler (1889-1945) teve uma juventude marcada por mágoas, fracassos e dificuldades financeiras, Residiu em Viena, de 1909 a 1913, quando, então, transferiu-se para Munique. No ano seguinte alistou-se como voluntário no Exército alemão. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi condecorado com a Cruz de Ferro, medalha atribuída como recompensa por mérito militar. Terminada a guerra, Hitler retornou a Munique. Em setembro de 1919, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores Alemães, fundado em 1919. Em 1920, esse partido passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Pouco tempo depois, Hitler tornou-se chefe do partido. Com as letras iniciais foi formada a sigla NAZI, de onde deriva o termo nazismo. Em 1923, Hitler tentou organizar uma rebelião contra o governo, mas foi imediatamente reprimido pelas forças do governo. Condenado à prisão, Hitler escreveu, durante o tempo em que passou na prisão, parte do livro Mein Kampf (minha luta). Em 1940, a venda do livro já chegava a seis milhões de exemplares. Hitler foi libertado oito meses após sua condenação, dedicando-se ao crescimento e à estruturação do Partido Nazista. O nazismo foi difundido através do talento oratório de Hitler, das publicações do partido e do uso de meios espetaculares para influenciar a opinião pública. Von Hindenburg foi eleito presidente da República de Weimar em 1925, mas não conseguiu superar as dificuldades que encontrou. A grave crise do capitalismo de 1929 arruinou ainda ,mais a situação alemã, colaborando para que os nazistas conquistassem a vitória no parlamento alemão. A alta burguesia pressionou o presidente a convidar Hitler para o cargo de chanceler. O Partido Nazista representava a solução para a crise do sistema capitalista.

O governo de Hitler

Hitler assumiu o cargo de chanceler em 30 de janeiro de 1933. Os principais métodos utilizados pelo nazismo foram a violência brutal ou opressiva contra seus opositores. Em 27 de fevereiro, grupos de nazistas, incendiaram secretamente a sede do parlamento alemão. O incêndio, entretanto, foi atribuído ao Partido Comunista. Em março de 1933, depois de o Partido Nazista obter nova vitória nas eleições para o Reichstag, Hitler conseguiu que o presidente Hindenburg decretasse a dissolução do parlamento alemão. Então, o poder Legislativo passou a ser exercido pelo Executivo. O uso da violência contra seus inimigos do nazismo ficava a cargo principalmente da Gestapo (polícia secreta do Estado), dirigida pelo sangüinário Heinrich Himmler. A propaganda de massa feita pelo nazismo era conduzida por Joseph Goebbels, que exercia severo controle sobre as instituições educacionais e sobre os meios de comunicação. Os professores e profissionais de comunicação somente estavam autorizados a dizer aquilo que os nazistas queriam ouvir. Goebbels tinha o seguinte princípio: Uma mentira dita cem vezes torna-se verdade. Em dezembro de 1933, o Partido Nazista foi transformado no único partido do Estado alemão. Nove meses depois, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler assumiu a presidência do país. Exercendo total controle sobre a sociedade alemã, o governo de Hitler dedicou-se à reabilitação econômica do país. Mereceu atenção especial a indústria de armamentos de guerra. Desrespeitando as proibições do Tratado de Versalhes.

Princípios do Totalitarismo (Situando mais o Nazismo)

.Supremacia do Estado, o estado estava acima de tudo e de todos, onde Hitler era o chefe maior.

.Devoção ao chefe político, somente Hitler mandava na Alemanha naquele momento, era o grande dono do poder, isto se vê em imagens da época, onde aparece Hitler sempre acima de todos dando à ele um grau de superioridade perante todos.

.Indivíduo e fragmento do Estado, o Estado manda no indivíduo, ele faz tudo que eles pedem. .Eliminação da luta de classes, Hitler não favorecia classes sociais.

.Nacionalismo Exacerbado, Hitler cultuava exageradamente à sua nação, a Alemanha para ele era tudo, depois que ele viu sua nação saindo humilhada da 1GM, Hitler resolveu buscar o espaço vital, lutar pelos direito da Alemanha, e contra as imposições dos tratados de Paz.

.Inimigo Comum, eles eram os comunistas e os judeus, os escolas na época ensinavam como saber se o indivíduo era da raça ariana, aulas de ciência racial.

.Exaltação da Guerra, para eles somente com a guerra a Alemanha poderia retomar o que tinha perdido, Hitler fazia a cabeça da população para lutar pela Alemanha e pelo visto conseguiu. Usava grandes campanhas e propagandas incentivando a guerra.

.Partido Único.

Surgimento dos Governos Nazi-Fascistas

Teve incentivo dos países capitalistas, é isso mesmo, um dos mais fortes eram os EUA, pois o Nazi-Fascismo eram perseguidores de Comunistas, e tem coisa pior para capitalista do que comunista... E a contestação dos Tratados de Paz regidos no termino da 1GM, que já falei ai para cima. Mas só que fica uma duvida: Se o tratada foi regido só para a Alemanha, onde a Itália entra nisso? E é isso que nos vamos ver agora ...

Fascismo na Itália

Principais etapas da Formação:

Os italianos se sentiram traídos no acordo de paz da 1GM, mas como, eles foram chamados à guerra e foi lhes prometido no fim desta algumas terras, mas isso não aconteceu, e houve uma incontestaçao muito grande.

1919- É fundado o grupo do primeiro Partido Fascista, por Benito Mussolini.

1920- Eles começam a quebrar sedes de partidos de esquerda e perseguiam os opositores.

Tudo isso tinha apoio de comerciantes, proprietários de terras e industriais(por causa dos comunistas). Em 26 de outubro de 1922 acontece a Marcha sobre Roma, que foi a tomada do poder da Itália por via militar, Vitor Emanuel, o rei, e pressionado pela burguesia, não resistiu a pressão e colocou Mussolini como ministro. Depois os fascistas alcançaram a maioria das cadeiras do Parlamento, pela ascensão do povo.

Em 3/1/1925 e 1936 foi adotado o sistema totalitário na Itália, que regia o seguinte: dissolução de partidos de oposição, fechamento de jornais e censura de imprensa, ele criou Duce(senhor único da Itália), passou a governar mediantes a decretos, fazendo o Estado ser interventor e autoritário.

1929-Acordo de Latrão, um acordo entre o Papa e Mussolini

1935-Invasão da Etiópia, Mussolini conquistou a Etiópia vingando-se da derrota sofrida em Ádua, cerca de 40 anos antes, ele ameaçava a estabilidade da região do rio Nilo, que era dominada pelos ingleses, ai houve bloqueio da Liga das Nações, declarando que a Itália era culpada pelo conflito A Liga das Nações foi criada no Tratado de Versalhes para evitar novas guerras, é como a ONU hoje, mas não tinha muita força.

1936-Fortalecimento do poder de Mussolini(DUCE), com o totalitarismo.

Voltar