A prática da Wicca - Noções básicas para novatos


A prática da bruxaria implica a celebração dos ciclos da natureza. Os ciclos da Lua são celebrados nos Esbats – as 13 luas cheias de um ano. Os ciclos do Sol são comemorados em 8 festivais que compõem a chamada Roda do Ano - os Sabats. A prática de wicca no mínimo engloba, pois 21 celebrações ritualísticas anuais. Geralmente as pessoas aumentam bem esse número ao passarem a celebrar as demais fases da Lua, porém, isso fica à escolha de cada um.

Para o novato começar a prática da bruxaria deve ter estudado uma bibliografia mínima, a fim de entender o conteúdo e o significado dos rituais, bem como organizá-los e realizá-los. Para facilitar, coloco uma sugestão de ritual para cada fase da Lua e os Sabbats do mês na pagina no link Rituais do Mês.


Escolha a hora do ritual


Após a determinação do propósito, o próximo passo é saber quando realizar seu ritual.

A primeira escolha, já que estamos em um caminho mágico lunar, é feita pela fase da Lua. A Lua Crescente serve para rituais que visam crescimento, aumento, novidades; a Cheia é ideal para a plenitude, prosperidade, saúde, amor, tudo o que se quer trabalhar no auge do poder; a Minguante faz diminuir, corta as coisas; A Negra trata de transformação, transmutação; a Nova fala de renovação, de semente que se plantam, novos começos.

Depois é o momento de escolher o dia da semana. Observemos as correspondências:

Dia- Planeta regente -Assuntos


Domingo

Sol vitalização, crescimento, energia,favorecimento.

Segunda-feira
Lua família, fertilidade, amor , relacionamentos, poderes psíquicos


Terça-feira
Marte disputas, exercícios físicos, acidentes,desentendimentos,domínio da força


Quarta-feira
Mercúrio comunicação, negócios, comércio, estudos


Quinta-feira
Júpiter expansão, questões financeiras,legais, religiosas, inícios


Sexta-feira
Vênus amor, beleza , artes


Sábado

Saturno restrição, limites, trabalho

A contar do nascer do sol, a primeira hora de cada dia corresponde ao planeta regente daquele dia, as horas seguintes seguem a ordem Sol – Vênus – Mercúrio - Lua – Saturno – Júpiter – Marte (contando a partir do astro da primeira hora e seguindo a mesma ordem).


Para a contagem do tempo e o cálculo da hora planetária estar correto, recomendo a consulta ao Almanaque do Pensamento, publicação que tradicionalmente a cada início de ano se encontra em bancas de revistas.


Estrutura de um ritual


Para realizar seus rituais vc sempre enfrentará etapas. Sempre precisará registrar em seu livro das sombras um planejamento e uma avaliação do que houve no ritual.

Qual é a primeira coisa que se deve resolver?

A primeira coisa, que norteará toda a estrutura do ritual, é o seu propósito – aquilo que se deseja obter com aquele ritual específico.
Na wicca você pode realizar rituais de culto aos deuses apenas, ou outros, nos quais, além do culto, vc queira obter resultados concretos neste mundo da realidade habitual, que são os feitiços.
É o propósito que determinará que dia e hora o ritual será feito, qual a fase da Lua adequada, que divindades serão invocadas, que material se usará no ritual, que modos de captação de energia serão empregados, como se processará a liberação final da energia.
Os rituais de determinadas tradições, que seguem sempre uma mesma estrutura rígida não serão aqui abordados. Falaremos da estrutura geral que segue qualquer ritual eclético.

Planejando um ritual


- Propósito – (objetivo a ser alcançado)
- Fase da Lua: ( adequada ao objetivo, como elencado acima)
- Dia da semana: Horário Planetário

- Divindades
- Limpeza ( momento de início do ritual, limpeza de energias inadequadas)
- Harmonização ( momento de buscar seu centro e harmonizar seus centros energéticos)
- Traçado do círculo
- Invocação da Deusa e do Deus
- Concentração da energia da Divindade ( feita por diversos métodos: meditação, visualização criativa, dança, dramatização, canto, etc)
- Captação da Energia ( concentração da energia para realização do feitiço)
- Feitiço
- Grande Rito ( feito simbolicamente com introdução do athame na taça)
- Bolos e Vinhos ( celebração dos frutos da Terra e dádiva dos Deuses)
- Elevação do Cone de Poder ( comunicação do feitiço e das energias trabalhadas ao universo)
- Celebração ( dança e canto, riso)
- Desfazimento do Círculo.

 

Voltar