SAMHAIN - HALLOWEEN OU DIA DAS BRUXAS
(31 de Outubro) H. Norte / (30 de Abril) H. Sul


Este é o mais importante de todos os Festivais, pois, dentro do círculo, marca tanto o fim quanto o início de um novo ano. Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue, sendo o tempo ideal para nos comunicarmos com os que já partiram. As bruxas não fazem rituais para receber mensagens dos mortos e muito menos para incorporar espíritos. O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de amor e harmonia. A noite do Samhain (pronuncia-se SOUEN) é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. A cor do sabá é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, o símbolo da Vida Eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. deve-se fazer muita brincadeiras com dança e música. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados no Caldeirão, mas nunca com uma conotação de tristeza! No Altar e nos Quadrantes não devem faltar as tradicionais Máscaras de Abóbora com velas dentro. Antigamente, as pessoas colocavam essas abóboras na janela para espantar os maus espíritos e os duendes que vagavam pelas noites do Samhain. Essa palavra significa "Sem Luz", pois, nessa noite, o Deus morreu e mundo mergulha na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e, desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa. A Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivo para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita de evolução. Essa é a noite em que a barreira entre nosso mundo e o mundo dos espíritos fica mais fina. É quando o Deus Cornudo se sacrifica para se tornar a semente de próprio renascimento em Yule .É quando os pastores recolhem o gado e o povo recolhe-se em casa, fugindo da época mais escura do inverno. A data marca o fim do Calendário celta. A noite de Samhain se encontra no meio exato entre o ano que se vai e o que vem pela frente, e é portanto uma data atemporal. É o famoso Dias das Bruxas.

COMEMORANDO O SAMHAIN - HALLOWEEN

Deposite sobre o altar maçãs, romãs, abóboras e outros frutos do fim do outono. Flores outonais como Madressilva e crisântemos também são indicados. Escreva num pedaço de papel um aspecto de sua vida do qual deseja livrar-se, um sentimento negativo ou um hábito ruim, doenças. O caldeirão deve estar presente no altar. Um pequeno prato com o símbolo da roda de oito aros também deve estar presente. Antes do ritual sente-se em silêncio e pense nos amigos e nas pessoas amadas que não mais estão entre nós. Não se desespere. Saiba que partiram para coisas melhores. Tenha firme em mente que o plano físico não é a realidade absoluta, e que a alma jamais morre. Prepare o altar, acenda as velas e o incenso, crie o círculo. Invoque a Deusa e o Deus. Erga uma das romãs e com sua recém lavada faca de cabo branco, perfure a casca da fruta. Remova diversas sementes e coloque-as no prato com o desenho da roda.erga seu bastão, volte-se para o altar e diga;
Nesta noite de Samhain assinalo sua passagem,
Ó rei Sol através do poente ruma à Terra da Juventude.
Assinalo também a passagem de todos os que já partiram,
E dos que irão posteriormente. Ó Graciosa Deusa,
Eterna Mãe, que dá à Luz os caído,
Ensina-me a saber que nos momentos de maior escuridão
Surge a mais intensa luz.
Prove as sementes de romã; parta-as com seus dentes e saboreie seu gosto agridoce. Olhe para o símbolo de oito aros no prato; a roda do ano o ciclo das estações o fim e o início de toda a criação. Acenda um fogo dentro do caldeirão, uma vela serve. Sente-se diante dele, segurando o papel, observando suas chamas. Diga:
Ó Sabia Lua,
Deusa da noite estrelada,
Criei este fogo dentro de seu caldeirão
Para transformar o que me vem atormentando.
Que as energias se revertam:
Das trevas, luz!
Do mal, o bem!
Da morte, o nascimento!

Ateie fogo ao papel com as chamas do caldeirão w jogue-o em seu interior. Enquanto queima, saiba que o mal diminui, reduzindo-se e finalmente o abandonando ao ser consumido pelos fogos universais. Se quiser pode utilizar métodos para adivinhar o futuro e ver o passado. Tente regressar a vidas passada se quiser. Mas deixe os mortos em paz. Honre-os com suas memórias mas não os chame até você. Libere quaisquer dores e sentimentos de perda que possa sentir nas chamas do caldeirão. Trabalhos de magia, se necessários podem-se seguir. Celebre o banquete Simples. O círculo está desfeito.

ERVAS TÍPICAS DO SAMHAIN - HALLOWEEN
Maçãs, Verbena, Abóboras, Sálvia, Palha, Crisântemo, Absinto, Pêra, Avelã, Romã, Grãos, Castanhas e Milho.

COMIDAS TÍPICAS DO SAMHAIN - HALLOWEEN

Beterrabas, Nabos, Milho, Castanhas, Gengibre, Cidra, Vinho Quente e pratos com abóboras e pratos com carne.

Halloween ....

Você sabe de onde veio essa festa ????

O Halloween ou Dia das Bruxas, como é mundialmente conhecido , nasceu das datas comemoradas pelo povo Celta , com mais de 2000 anos .

Eles acreditavam que o Halloween , conhecido também como Samhain , era o tempo em que a divisão entre os mundos visíveis e invisíveis , se tornava fina, quando forças sobrenaturais estavam ativas e fantasmas e espíritos estavam livres para fazer o que quisessem. Estavam abertas as portas para todos os seres .

Ao anoitecer do dia 31 de Outubro , crianças americanas , inglesas, irlandesas e escocesas preparam-se para relembrar esse Festival do Fogo . Vestidas de várias fantasias elas percorrem longas distâncias saudando os moradores com a tradicional brincadeira “ Gostosuras ou Travessuras “ , originaria do medo que os povos antigos tinham das criaturas dos outros mundos , que para amansar seus humores era colocado na frente de cada Casa um prato de Doce.

Outra possível origem do costume do trick-or-treating (travessura – ou -gostosuras : dê-nos coisas gostosas ou faremos travessuras) fala que essa origem não é celta , mas sim em costume europeu do século 9 chamado "Souling". No dia 2 de Novembro, Dia de Todas as Almas ou Dia dos Mortos, os cristãos andavam de Vila em Vila para ganharem as chamadas "Soul Cakes", ou tortas feitas com pedaços quadrados de pão e groselha. Quanto mais tortas recebiam, mais orações eles prometiam em memória dos parentes mortos daqueles que doavam as tortas. Naquela época, acreditava-se que os mortos permaneciam num limbo por um período de tempo após a morte e, através de orações, mesmo de estranhos, aconteceria a passagem do limbo para o céu.

As crianças são iluminadas pelo seu caminho pelo grande amigo Jack , uma abóbora com careta em forma de lanterna , usada para iluminar as Fadas , Gnomos e Duendes a fechar mais rápidos nas casas para realização dos pedidos , dessa noite mágica .Conta uma lenda que Jack era um fazendeiro que na noite de Halloween , não deu um abóbora a uma Bruxa e essa Bruxa o transformou em uma lanterna de Abóbora .... Vai lá saber ???

Na tradição Celta , o Halloween era o ano novo entre seu povo . Um Reveillon que começava no dia 31 de outubro e só terminava dia 02 de novembro . Essa data era chamada de época de passagem , e nessa data a realização dos desejos estava muito mais fácil .

Nos paises Católicos , como a igreja não conseguiu desvincular essa tradição do povo do campo , originou-se o dia dos Finados . No Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

O costume do Halloween foi trazido para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que saiam de seu país pela escassez de seu principal alimento, a batata. Nessa época, a travessura (brincadeira) favorita na Nova Inglaterra (nos Estados Unidos), era escrever sobre as paredes das casas e retirar as trancas dos portões.

Na noite do dia 31 de Outubro , os Druidas , sacerdotes do povo Celta faziam oferenda na floresta, entre os carvalhos (considerados árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo. Agradecendo as colheitas. Ao amanhecer os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se, assim, a casa estaria mantida livre dos maus espíritos.

A Origem do Nome HALLOWEEN

A igreja católica designou o dia 1º de novembro para honrar todos os santos (All Saints or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamado Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). A expressão Noite de Todos os Santos (All Hallows Even) foi abreviada para Halloween.

Os esotéricos têm outra versão para o Hallowenn que começa pela origem da palavra Halloween que se originaria das Hallowinas, assim chamadas as guardiãs femininas do Saber Oculto das Terras do Norte ( Escandinávia ).Após a conquista das Gálias, pelos Romanos, os vencedores cuidaram de trabalhar para apagar a cultura pré-existente, como forma de desestruturar e impor a nova ordem, do dominador. Isso assegura ao vencedor, o afastamento do risco de reorganização do vencido.

Prepare sua Festa de Halloween .

Significados simbólicos

Use e abuse das abóboras recortadas, os orifícios em forma de olhos, boca e nariz, iluminadas internamente por velas, nas cores pretas, roxa e laranja.A abóbora, simboliza a fertilidade e a sabedoria .A vela, indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral. O caldeirão, dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. Para substituir a fogueira use lâmpada envolvida em papel celofane vermelho, amarelo e tons de laranja. As moedas, ao final da festa, devem ser recolhidas para serem doadas aos necessitados. Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

Para servir seus convidados , você poderá preparar Tortas e Bolos e decorar a Mesa Com Abóboras iluminadas , Maçãs vermelhas. Frutas de Morgana e ainda servir vinhos e cervejas

O Halloween é um momento de grande festa e confraternização , pois como os portais estão abertos podemos estabelecer um contato maior com todos os elementais . Por isso no final é muito legal reunir os amigos e fazer um bonito ritual .

Sugestão : Separar algumas maças e um bom vinho . A maça deve ser cortada em pequenos cubos e depositada num jarro de vidro , acrescidas do vinho . ‘A noite , acender duas velas cor de laranja e os participantes do ritual fazem uma roda com mãos dadas e mentalizarão seus desejos . Nesse momento quem estiver liderando o ritual coloca o vinho nos cálices dos participantes . Quem sair com mais pedaços de maça no cálice terá seu desejo realizado mais depressa . Já quem não conseguiu essa graça deve acender um incenso e pedir proteção para as Bruxas

Voltar